Home

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Grupo PET/Conexões e Saberes/Educação/UFV foi criado em dezembro de 2010, através da proposta da Prof. Doutora Wânia Maria Guimarães Lacerda, com 12 bolsistas, e tem como finalidade o desenvolvimento de atividades formativas sobre o tema acesso e permanência de estudantes de camadas populares à universidade, no que tange ao ensino, pesquisa e extensão.
 No que se refere ao ensino são desenvolvidas atividades como: seminários, leituras relacionadas à literatura que versa sobre o acesso e permanência dos estudantes de camadas populares na universidade pública; discussão de textos clássicos da Sociologia e Filosofia sobre noções e teorias estudadas ao longo do curso. Além disso, os estudantes fazem cursos regulares de língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol), o que favoreceu a ida de uma estudante para fazer Intercâmbio na Colômbia, em janeiro de 2012. 
Quanto à pesquisa, há o investimento na fundamentação teórico-metodológica por meio de atividades de instrumentalização para a Pesquisa. Atualmente os seguintes projetos estão em andamento:
  •  Trajetórias escolares de estudantes oriundos de camadas populares que ingressaram em cursos altamente seletivos na UFV;
  •  O acesso e a permanência de alunos provenientes de camadas populares na Universidade Federal de Viçosa: perfil dos estudantes atendidos pela comissão de moradores de alojamento – CMA;
  • Trajetórias e Estratégias escolares de graduandos da UFV: O caso dos moradores de um bairro da periferia da cidade de Viçosa/ MG (Pesquisa finalizada pela ex bolsista do grupo, Silvana Custódio)
  • O ENEM como forma de acesso das camadas populares ao ensino superior;
  • Trajetória de universitários oriundos de escolas públicas.
Quanto às atividades de Extensão, há o empenho dos alunos em participarem e organizarem eventos acadêmicos, além de estarem se dedicando à abertura da Escola de Pais - um projeto contido no Edital do grupo e que se propõe a trabalhar com pais de alunos da camada popular numa escola que atenda este público. 
No presente momento há no grupo 15 alunas (das quais 12 são bolsistas e 3 são voluntárias) sob orientação da Prof. Doutora Alvanize Valente Fernandes Ferenc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário